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Brasil: Um país de poucos

            As desigualdades e o preconceito no Brasil é algo histórico. A situação de miséria, descaso social e político e toda espécie de caos social deve-se a toda uma história marcada por problemas que foram se acumulando ao decorrer dos tempos. O Brasil de hoje continua sendo o mesmo Brasil de ontem com apenas algumas mudanças, mas o contexto é o mesmo.
            Há uma grande lacuna entre a lei, a prática da lei e a vida real. O que infelizmente dita este país não são as normas e sim o lucro, a ambição e a injustiça. O assistencialismo tão marcante nos países emergentes não é mais nada do que mais uma manipulação das autoridades políticas que vivem a custa da exploração dos pobres dando migalhas a estes em vez de darem boas oportunidades a todos. Fala-se de liberdade, mas que liberdade? Que liberdade um faminto, um marginalizado, um pai de família desempregado pode ter? Nosso país é um país de poucos e pouquíssimos e não de todos. Vivemos em uma rede de pessoas em que a honestidade é tida como utopia, uma virtude esquecida no meio do próprio povo. O problema de nosso país é bem mais profundo. O problema não é só lá “em cima”, onde autoridades políticas exercem o seu poder de forma excludente e maliciosa. O problema está na mente e no coração do homem e da mulher que tem se deixado levar pela competitividade quase irracional, numa busca desenfreada pelo sucesso, pelo dinheiro e pela conquista de bens a qualquer preço. Isso tem levado até crianças a terem um espírito individualista e egocêntrico. Formam-se hoje na sociedade muitos indivíduos de caráter duvidoso e irresponsável que não trata como gente o seu próximo. 
            Pode-se afirmar que a situação tem se agravado e que o brasileiro tem se acostumado com as injustiças e com a vida que tem levado. É necessário que haja gente de coragem, que não se conforma com tudo isso que o nosso país vive há muito tempo, mesmo que para isso venha a sofrer. Os grandes homens e mulheres da história não pensavam em si, pensavam no todo e quando desta forma viviam, sofriam, mas obtinham grandes conquistas sociais e humanísticas.
Raniere Liberato

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO – PROF. RANIERE LIBERATO


DICAS E ORIENTAÇÕES





1. NÃO COMETA:

 ESNOBAR

 O PALAVRÃO: Nunca!

“Faça a crítica construtiva, apontando soluções.”

 Ser negativista:

 Evite Definições:

 Tome cuidado com os períodos muito longos.

INTRODUÇÃO: O QUÊ? assunto -DESENVOLVIMENTO: Razão – objetivo.; Objetivo – finalidade.; CAUSAS;CONSEQUÊNCIAS;CIRCUNSTÂNCIAS ANALOGIAS= comparações.; PRÓS: argumentos a favor.; CONTRAS:argumentos contrários.; ANÁLISE:situação atual.;

SÍNTESE

CONCLUSÃO:OBSERVAÇÃO: perspectivas.;SOLUÇÕES.;CONCLUSÃO.

2. QUESTÕES ÉTICAS

 Respeitar os participantes e os locais da pesquisa.

 Deixe claro os benefícios do estudo.

 Solicite a assinatura do participante e a do pesquisador concordando com esses termos.

 Obtenham permissão por escrito das pessoas com autoridade para dar acesso aos participantes de um estudo aos locais de pesquisa.Especifique a duração, o impacto potencial e os prováveis resultados da pesquisa.

 Preencher os relatórios diariamente.

 Preservar o anonimato de pessoas.

 Os dados uma vez analisados, precisam ser mantidos por um período razoável. Por Exemplo, recomenda-se guardar de 5 à 10 anos.

 Deve-se interpretar os dados de modo imparcial.

 As questões éticas se estendem para a redação e divulgação do relatório final da pesquisa.

 Nunca se inventa resultados para atender às necessidades de um pesquisador ou de um público.

 É importante prever as repercussões da condução de pesquisa com determinados públicos.

 Por fim, é importante liberar os detalhes da pesquisa com o projeto do estudo, de forma que os leitores possam determinar por si mesmos a credibilidade do estudo (NEUMAN,2000).

3. LINGUAGEM CIENTÍFICA

O uso da linguagem científica tem que atender a dois públicos distintos.

- Um pode ser chamado de público interno, pertencente às comunidades técnicas, acadêmicas e científicas, composto por pessoas que também fazem pesquisa.

- O outro é o público externo,por leigos, que podem ter interesse ou necessidade de leituras do gênero, mas que não dominam a linguagem científica.

- Impessoal: não se conjugam verbos.

- Objetiva : deve afastar do campo científico pontos de vista pessoais.

- Modéstia e Cortesia: os resultados de um estudo ou pesquisa, quando cientificamente alcançados, impõem-se por si mesmos.

-

4. TIPOS DE TRABALHO CIENTÍFICO

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso; Artigo Científico; Monografia; Resenha.

5. ETAPAS DO TRABALHO CIENTÍFICO

ESCOLHA DO TEMA

 Exige reflexão.

 É preciso seleção cuidadosa .

 Alguns parâmetros devem nortear a escolha, tais como:

a) definição precisa do tema;

b) compreensão clara do mesmo;

c) familiaridade ou afinidade intelectual com a matéria escolhida;

d) existência ou não de informação sobre o assunto.

A observação desses parâmetros implica em evitar:

- temas tão amplos e genéricos que não possam ser abordados nos espaços de tempo inicialmente previstos;

- interpretações imperfeitas por leituras inacessíveis;

- abordagens tão originais que se transformem em atividades superiores à capacidade do pesquisador.

DELIMITAÇÃO DO TEMA

- A delimitação do tema é tão importante quanto a sua definição precisa.

- É conveniente prever o âmbito de cobertura do trabalho, levando-se em consideração os limites de tempo, os limites geográficos,bibliográficos e os idiomáticos.

- É da competência do Orientador de Monografia, auxiliar seu orientando, indicando de acordo com a temática definida,fontes de informação a serem consultadas, levantamento bibliográfico específico pertinente ao assunto a ser desenvolvido.

- De posse da bibliografia básica, selecionam-se os itens pertinentes, organizando-os segundo o interesse do orientando.

- Hoje em dia, não há mais necessidade de ler livros inteiros, mas os capítulos pertinentes ao trabalho a ser realizado.

DEFINIÇÃO:

- Monografia é definida como um trabalho que aborda um tema único, feito por uma única pessoa.

ESTRUTURA: Elementos Pré-Textuais; Elementos Textuais; Elementos Pós-Textuais.

CAPA

- Usada como proteção física, onde constam os dados que apresentam a Instituição, o Curso, o Título do Trabalho, o Autor, a Cidade, o Estado e o Ano que a mesma foi escrita.

- A capa externa é capa-dura, que varia de cor de acordo com o curso a que se destina, escrita em letras douradas, tendo na margem central superior o Brasão da Faculdade.

MARGENS:

- superior: 3 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm; inferior: 2 cm.

CABEÇALHO:

- Arial 14; maiúscula; negrito.

CAPA

TÍTULO DA MONOGRAFIA:

- Escrever em arial 16; maiúscula; negrito; centralizado; a 15 cm da borda superior.

NOME DO AUTOR:

- Escrever a 2 cm abaixo do título; centralizado; arial 14; maiúscula; negrito.

LOCAL-DATA:

- Arial 12; negrito; maiúscula; a 2cm da borda inferior.

FOLHA DE ROSTO

• Apresenta os elementos necessários à identificação do trabalho contendo:

- autor; título do trabalho; dados relativos à Instituição e ao Curso; professor orientador; local e data.

OBSERVAÇÃO: as páginas começam a ser contadas daqui, da folha de rosto.

NOME DO AUTOR:

- Arial 14; negrito; maiúscula; centralizado; a 3cm da borda superior.

TÍTULO DA MONOGRAFIA:

- Arial 16; negrito; maiúscula; centralizado; a 15 cm da borda superior. Deve estar na mesma altura da capa.

TEXTO INFORMATIVO DO TRABALHO:

- Arial 12; só iniciais em maiúsculas; espaço simples entre linhas; alinhado a 10 cm da borda esquerda.

LOCAL E DATA:

- Arial 12; maiúscula; negrito;centralizado; a 2cm da borda inferior.

FOLHA DE APROVAÇÃO

- Vem após a Folha de Rosto e deverá estar devidamente assinada pelo orientador e membros da banca examinadora.

- Devendo conter: texto explicativo; autor e sua devida assinatura; data da aprovação; professor orientador; membros da banca e coordenador do curso com as devidas assinaturas.

- É de fundamental importância constar, a titulação do orientador e dos membros da banca examinadora.

DEDICATÓRIA

- A dedicatória é opcional. Portanto não é obrigatória.

- É de bom tom, dedicar nossa monografia a alguém a quem estimamos muito.

- Caso o faça: não se utiliza o título dedicatória; vem alinhada a 2 cm da borda inferior, a 2 cm da borda direita e a 8 cm da borda esquerda. Escrita em arial 12; itálico; espaço 1,5 entre linhas. Utiliza-se: dedico.

- AGRADECIMENTOS

- Os agradecimentos também são opcionais.

- Servem para nomear as pessoas às quais se deve gratidão, em função de algum tipo de colaboração no trabalho.

- Em geral, constam os nomes dos orientadores da monografia, colaboradores, das pessoas entrevistadas, familiares, entre outras.

EPÍGRAFE

- É também opcional.

- Serve para a transcrição das palavras de um autor já conhecido na área da pesquisa, ou outro autor cujo texto se relacione com o trabalho pesquisado.

- Segue os mesmos critérios da Dedicatória e dos Agradecimentos.

RESUMO

- É um convite atraente ao leitor.

- Destaca o problema, os procedimentos utilizados, as hipóteses e o principal resultado alcançado.

- Tem que ter no mínimo 250 palavras, não ultrapassando 400 palavras.

- É feito em um único parágrafo.

- Fonte textual, arial 12. Espaço entre linhas 1,5.Escrita impessoal.O Resumo é obrigatório e não deve ultrapassar uma página.No resumo de monografia não se utilizam palavras-chave.Só são utilizadas em artigos científicos.

SUMÁRIO

- O Sumário, segundo as normas da ABNT, designa a enumeração das principais divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem em que a matéria nele se sucede.

- O Sumário abrange todas as partes do trabalho, como listas de abreviaturas e ilustrações, tabelas, introdução, capítulos, conclusão, bibliografia, fontes, anexos (se houver).

- Escreve-se o cabeçalho centralizado em arial 16, maiúscula e negrito.

- Do título para os elementos, espaço de 2 cm.

- Todos os elementos estruturais do texto, são alinhados a partir da margem esquerda da página.

- Espaço de um tópico para outro, 2 enter.

- Os títulos principais, podem estar em negrito.

- Cada título apresenta o número da primeira página.

INTRODUÇÃO

- É a parte do trabalho em que o assunto é apresentado como um todo, sem detalhes. Trata-se do elemento explicativo do autor para o leitor. O autor apresenta a problemática de seu trabalho, seus objetivos, a estrutura da monografia e uma pequena síntese de cada capítulo a ser desenvolvido.

- Deve também indicar a bibliografia básica do embasamento teórico e a metodologia utilizada.

“Não se deve fazer menção sobre a conclusão do trabalho.”

DESENVOLVIMENTO

- O desenvolvimento corresponde à parte mais extensa do trabalho, chamada também de corpo do trabalho ou capítulos.

- Visa comunicar os resultados da pesquisa.

- O desenvolvimento compreende os capítulos da monografia.

- O título de cada capítulo deve estar centralizado.

- Fonte: arial 16; maiúscula; negrito.

- Espaço do título para o início do texto: 2cm.

- Subtítulo com dois dígitos: Exemplo: 1.1 Escrita em arial 14; maiúscula; negrito; alinhado à esquerda.Espaço entre o subtítulo e texto = 2 cm.

- Utiliza-se somente no capítulos até três dígitos,

ou seja,exemplo 1.1.1

 DIVISÃO DO CONTEÚDO

• O conteúdo deverá ser dividido pelo menos em três partes:

1ª. PARTE: HISTÓRICO E CONTEXTUALI-ZAÇÃO DO PROBLEMA

- Apresenta um panorama geral sobre o tema.

- Apresenta os principais conceitos.

- Essencialmente informativo e essa informação é fruto do seu trabalho pessoal de mapeamento do tema e de levantamento de dados.

2ª. PARTE: FUNDAMENTAÇÃO E DISCUSSÃO TEÓRICA

- Coloca-se o resultado do levantamento bibliográfico de leituras e de anotações, e por isso mesmo é uma parte essencialmente teórica.

- Apresenta-se a autoridade acadêmica de autores, por meio de citações que reforcem os seus argumentos.

- Não se utiliza um único autor como referência. Escolha de três a quatro autores de preferência. Adote o procedimento de análise, comparação e síntese às opiniões dos autores.

“Destaque as convergências e divergências entre eles.”

3ª.PARTE: ANÁLISE DOS RESULTADOS

- Identificadas as evidências que permitem confirmar ou negar as hipóteses inicialmente sugeridas,pode-se incorporar ao trabalho uma pesquisa de campo, com dados coletados por meio de depoimentos, entrevistas, questionários, observações.

- A característica básica desta terceira parte é a de ser essencialmente analítica.

- Você só poderá afirmar ou negar, concordar ou discordar a partir de evidências contempladas no próprio texto.

- Deve-se enunciar sua posição teórica diante dos dados coletados, das opiniões dos especialistas e das evidências. É o seu ganho intelectual.

CONCLUSÃO: CONCEITO E REQUISITOS INDISPENSÁVEIS

- A conclusão deve abrir sempre nova página com o cabeçalho em fonte arial 16; maiúscula; negrito; centralizada; na margem superior do papel a 3 cm da borda superior.

- Conclusão é o ato de concluir. Dedução. Conseqüência de um argumento. A conclusão é a síntese do trabalho monográfico e deve ser o coroamento de toda a demonstração. Não deve contrariar a introdução. Por isso que introdução e conclusão devem ser feitas no final.

- A conclusão pode deixar “portas abertas” para continuidade deste trabalho no mestrado ou doutorado.

- A conclusão é uma síntese marcante dos argumentos principais dos elementos dispersos pelo trabalho, ponto de chegada das deduções lógicas baseadas no desenvolvimento. Deve levar à convicção que tenha sido essencial o seu trabalho essencial para a compreensão do tema.

- O resumo conclusivo deve ser significativo, breve, exato, firme e convincente.

- Aproveite este momento para o seu primeiro exercício de autonomia intelectual, pois na conclusão você pode e deve anunciar o seu próprio ponto de vista com certeza de que ele possui uma fundamentação teórica e científica.

- Sendo resultado de seu trabalho, é justo que traga a sua marca pessoal.

- O autor pode e deve, abrir novas perspectivas, vislumbrando novas pesquisas, apontando relações do assunto com outros ramos do conhecimento

BIBLIOGRAFIA

• Faz parte da Bibliografia:

- Livros; Leis; Trabalhos Científicos tais como: Monografias; Artigos Científicos; Disserta-ções de Mestrado e Teses de Doutorado.

• Como Registrar Obras

- Autor; Título; Edição; Local; Editora; Ano

EXEMPLO DE REGISTRO DE LIVRO

FREIRE,Paulo. Pedagogia do Oprimido. 6.ed. São Paulo: Cortez,1980.

“As obras devem vir em ordem alfabética pelo sobrenome do autor.”

EXEMPLO DE REGISTRO DE LEIS

BRASIL.Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº9394/96. Brasília: MEC,1996.

“Caso haja mais de uma Lei e repita-se Brasil, a palavra Brasil não é repetida, vem um traço no local da palavra de 1cm.”

EXEMPLO DE REGISTRO DE ARTIGO CIENTÍFICO

AGRELLO,Marisa.Educação Especial e Psicopedagogia.São Paulo,2001.Disserta-

ção de Mestrado em Educação. Universi-

dade São Marcos - UNIMARCO.

FONTES

• Nas fontes são registradas:

- Revistas; Jornais ; Internet

EXEMPLO DE REGISTRO DE REVISTA

ANTUNES,Celso.Competências e Habili-

dades. Revista Nova Escola. Ano 5, nº 3,

p.3.São Paulo:Ed.Abril,mar/2007.

“Nas fontes os registros também são em ordem alfabética, pelo sobrenome dos autores.”

EXEMPLO DE REGISTRO DE JORNAIS

TIBA,Içami. Anjos Caídos. Jornal O Povo.

Caderno 3, p.15.10/jan/2008.

EXEMPLO DE REGISTRO DE INTERNET

ALVES, Rubem. Escolas Asas,Escolas Gaiolas. Disponível em www.novaescola.com.br Acessado em 10/jan/2008.

O único mês que não se abrevia é o mês de maio. Todos os outros, só se utilizam as três primeiras letras.

 Os elementos Pós-textuais, ou complementares, constituem acréscimos que se fazem ao texto principal.

 A diferença básica é que estes acréscimos não estão inseridos no texto, e sim após ele.

• Fazem parte dele:

- Questionários

- Glossários

- Documentos

- Textos destinados a subsidiar o leitor com a possibilidade de verificação de dados e informações contidas no texto principal.

OBSERVAÇÃO: Estes elementos não podem ser maiores do que a parte textual.

GLOSSÁRIO

- Nos trabalhos mais extensos e com termos mais específicos, é conveniente e neces-sário, compilar uma lista dos termos utilizados para que o leitor tenha uma melhor compreensão, conforme as normas da ABNT:” lista em ordem alfabética de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, acompanha-da das respectivas definições.”

- O Glossário vem após as Fontes.

ANEXOS

- Documento que, dependendo do tipo de tema trabalhado, podem ter o caráter essencial ou optativo e que servem para apresentar instrumentos da pesquisa, como a carta de apresentação para o preenchimento dos questionários utilizados, os roteiros, as entrevistas, as tabelas, autorização para nomear uma Instituição, entre outros.

QUESTIONÁRIOS

- Devem ser objetivos de múltipla escolha para facilitar a análise dos resultados.

- Perguntas abertas, dificultam a análise e a apresentação dos resultados por parte do pesquisador.

- Caso o universo da pesquisa seja 10 respondentes, distribuam 50 questionários, para obterem o retorno dos 10 necessários.

“A apresentação e a Análise dos Resultados deverá ser feita por meio de Gráficos, pois facilitam a visualização do leitor e também embelezam o trabalham do pesquisador.”

- Após cada gráfico, faz-se necessário comentar sobre os resultados apresentados.

CITAÇÕES ATÉ TRÊS LINHAS:

- Entre aspas; escrita em itálico; espaço 1,5 entre linhas. Autor: sobrenome em maiúscula(ano e página).

- CITAÇÕES COM MAIS DE TRÊS LINHAS

Entre aspas; alinhada à direita a 8cm da borda esquerda; escrita em itálico; arial 12; espaço 1,5 entre linhas;autor:sobrenome em maiúscula(ano e página).





No Artigo Científico deve Constar:

 Título do Artigo

 Nome do Autor seguido de mini-currículo

 Nome do orientador,seguido de mini-currículo.

 Resumo ; Abstract( Resumo em Inglês); Introdução; Desenvolvimento; Conclusão; Bibliografia.

FONTE: PROFESSORA MARISA AGRINELO